O RC Strasbourg está a utilizar uma medida inovadora na reestruturação do seu estádio. É que o clube francês reciclou materiais de aviões desmantelados para dar uma nova vida ao Le Meinau.
Num projeto que acompanha o crescimento do clube nos últimos anos e que visa aumentar a capacidade da sua ‘casa’, de 27.500 para 32 mil espectadores, foram utilizados centenas de painéis de metal provenientes da fuselagem de 30 aviões Airbus A340. A ideia que mistura inovação e sustentabilidade foi posta em prática pela Blocotelha, empresa portuguesa, sediada em Porto de Mós, que é responsável por executar o projeto de requalificação do edifício, e surgiu do Populus, gabinete de arquitetura incumbido da sua projeção.
Em entrevista ao zerozero, o diretor do projeto, Rolando João Pereira, afirmou que um dos objetivos sempre foi diminuir a pegada de carbono: “O aproveitamento das carcaças dos aviões também reduz os meios de transporte necessários, bem como as etapas relacionadas com o processo de transformação.”
Rolando João Pereira acrescenta que “o objetivo da obra passa então pelo reaproveitamento dos materiais”: “Se a solução é alinhada com as tendências atuais da construção ecológica, também é fundamental ter em atenção todos os malefícios adicionais. O impacto ambiental não deve nunca ser descurado.”
O investimento para o renovado Le Meinau está avaliado em 160 milhões de euros.
