Lançado em 2022, é o terceiro modelo mais vendido do seu segmento na Europa. Construído sobre uma nova plataforma modular dedicada para veículos elétricos eTNGA da marca japonesa, chega a Portugal a tempo do Natal com um preço a partir de 44.990€.
A aparência exterior é diferenciada. Na dianteira os faróis estão mais estreitos do que na anterior geração, ligados por uma barra de luz central, enfatizando a linguagem estilística de design Toyota em tubarão cabeça de martelo. Os acabamentos dos arcos das rodas em preto brilhante realçam as novas jantes de liga leve de 18 e 20 polegadas, dependendo se estamos a falar da versão Exclusive, Premium ou a Lounge (topo de gama).
A equipa de desenvolvimento centrou a atenção nos detalhes aerodinâmicos. A cobertura inferior é agora maior e o defletor de ar traseiro foi ajustado de forma a reduzir o coeficiente de resistência aerodinâmica do bZ4X de 0,29 para 0,27. Resultado? Uma maior autonomia que pode chegar aos 569 km (ciclo WLTP) no caso da versão FWD 73.1 kWh (tração dianteira).



A bordo – Tudo o que é preciso
O painel de instrumentos horizontal está mais estreito e aumenta a sensação de espaço no habitáculo. É verdade que o novo ecrã multimédia de 14 polegadas podia ser mais modernaço, mais fino e sofisticado na apresentação gráfica dos menus. De qualquer forma, estamos na presença de um automóvel muito bem construído, com bons materiais, seguindo o ADN de fiabilidade reconhecido da Toyota.
A consola central tem dois carregadores sem fios para smartphones, de série. O teto panorâmico de maiores dimensões contribui para iluminar o interior e melhorar o ambiente a bordo. Espaço não falta, podemos transportar cinco adultos com conforto, temos diversos locais para guardar objetos como a carteira, as chaves e colocar garrafas de água. A insonorização melhorou bastante e nota-se que houve uma preocupação de reduzir ainda mais o ruído e a vibração que chegam ao habitáculo. Foram incluídos vidros com maior espessura nas janelas laterais dianteiras, um silenciador no piso traseiro e revestimentos nas cavas das rodas traseiras. Referência para o novo sistema de controlo climático que consome menos 30% de energia, contribuindo para o aumento da autonomia.
A aplicação MyToyota oferece uma gama de funções específicas para veículos elétricos a bateria (BEV) para programar e gerir o carregamento. O bZ4X oferece agora uma chave digital, para que o proprietário possa dar acesso ao veículo a outras pessoas através do smartphone.




Dinâmica de condução equilibrada
No ensaio dinâmico procurámos um percurso misto entre via rápida, circuito urbano e montanha. Conduzimos a versão Premium de tração dianteira com a bateria de 73.1 kWh. De referir que a versão de tração integral (AWD) não será vendida em Portugal. E se no interior a posição de condução é facilmente ajustável, e a postura elevada permite uma boa visibilidade perante a estrada, quando chega a altura de “colocar a mão na massa” – leia-se volante – temos algumas atualizações mecânicas que contribuíram para “desenhar” melhor as curvas.
A arquitetura eTNGA continua a ser fundamental pois proporciona um baixo centro de gravidade e uma dinâmica de condução envolvente. A nova bateria é 170 mm mais larga o que obrigou a reforços adicionais em alumínio para uma proteção extra contra impactos laterais. A suspensão também foi revista, as taxas de mola e amortecedor foram otimizadas e o suporte de direção rígido, assim como o apoio do radiador, contribuem para uma direção mais precisa. O bZ4X curva bem e mesmo nas estradas de montanha mais vidradas, e com menos aderência, raramente perdeu tração. Não nos podemos esquecer que estamos a conduzir um SUV, com transmissão automática, e não ao volante de um desportivo. A postura é diferente, mas nunca perde a sua personalidade!

Preços Toyota bZ4X em Portugal:
FWD 57.7 kWh – Exclusive – 44.990€ (36.577€ + IVA)
FWD 73.1 kWh – Premium – 48.690€ (39.585+ IVA)
FWD 73.1 Kwh – Lounge – 54.590€ (44.382 + IVA)
Garantia da bateria: Garantia de 70% da sua capacidade até 1.000.000 km ou 10 anos, desde que verificado o estado da bateria na revisão anual da marca.



Ficha técnica
| MOTORIZAÇÃO | FWD | FWD |
| TIPO | Motor síncronomo Magnetico permanente | |
| POTÊNCIA MÁXIMA (DIN HP / kW) | 167 / 123 | 224 / 165 |
| BINÁRIO DO MOTOR FRONTAL (Nm) | 268.6 | 268.6 |
| SISTEMA ELÉTRICO | FWD | FWD |
| BATERIA | IÕES DE LÍTIO | |
| NÚMERO DE CÉLULAS | 78 | 104 |
| VOLTAGEM (V) | 288.6 | 384.8 |
| CAPACIDADE DA BATERIA (gross, kWh) | 57.7 | 73.1 |
| PERFORMANCE | FWD | FWD |
| VELOCIDADE MAX. (km/h) | 140 | 160 |
| ACELERAÇÃO 0-100 km/h (s) | 8.6 | 7.4 |
| TIPO DE TRAVÕES (FRENTE & TRASEIRA) | DISCOS VENTILADOS | |
| CONSUMO DE ENERGIA E AUTONOMIA | FWD | FWD |
| COMBINADO WLTP (kWh/100 km) | 13.9 | 13.9 (18”) – 15.4 (20”) |
| AUTONOMIA EV WLTP (18” WHEELS) | 444 | 569 |
| AUTONOMIA EV WLTP (20” WHEELS) | N/A | 515 |
| DIMENSÕES EXTERIORES (mm) | |
| COMPRIMENTO TOTAL | 4,690 |
| LARGURA TOTAL | 1,860 |
| ALTURA TOTAL | 1,650 |
| DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS | 2,850 |
| ALTURA MIN. AO SOLO | 201 |

Carregamento e desempenho da bateria suportados por refrigeração a água, aquecimento e pré-condicionamento.
O pré-condicionamento leva a bateria à temperatura ideal para quando o carregamento começa. O condutor pode ativar o pré-condicionamento manualmente através do sistema multimédia do carro, programá-lo para iniciar a uma hora específica ou ativado automaticamente quando um ponto de carregamento rápido for programado como destino no sistema de navegação do carro.
| Tipo de Carga | Tempo de carregamento 10-80% SoC |
| AC 11 kW | 4.8 h |
| AC 22 kW | 2.2 h |
| DC 150 kW | 28 min |
DUAS NOVAS BATERIAS
Maior escolha com duas opções de capacidade de bateria, ambas de tração frontal em Portugal:
| Tração Frontal (FWD) | ||
| Bateria | 57.7 kWh | 73.1 kWh |
| Potência Máx do sistema | 123 kW (167 cv) | 165 kW (224 cv) |
| Consumo (kWh/100 km) | 13.9 | 13.9 |
| Autonomia EV (km) | 444 | 569 |