‘Titanic’ chegou às salas de cinemas em dezembro de 1997 e, na época, foi um fenómeno de bilheteira, tendo conseguido arrecadar um bilião e 897 milhões e 290 mil euros. A obra esteve indicada para 14 Óscares e venceu 11, incluindo o de Melhor Filme e de Melhor Diretor. Aquilo que, provavelmente, ainda não sabe é como é que foram gravadas, há 28 anos, as cenas mais icónicas da película protagonizada por Leonardo DiCaprio, no papel de Jack Dawson, e por Kate Winslet, que interpretou Rose DeWitt Bukater.
As cenas de ‘Titanic’ foram feitas através de uma mistura de cenários, de diferentes escalas, com efeitos criados em computador. Foi utilizado um navio cenográfico e um tanque, que simulava o oceano. Os duplos dos atores estiveram pendurados em cabos para simular movimentos, enquanto os efeitos de fumo e de ondas foram criados por computador.
Por exemplo, uma das cenas icónicas do ‘Titanic’ – quando o navio já afundou e Rose está em cima de uma porta, enquanto Jack permanece agarrado à mesma – foi gravada numa pequena piscina. Já a cena em que os dois protagonistas estão à proa do navio e Jack grita “I’m the King of the World” – “eu sou o rei do mundo”, em português – foi gravada com os atores em cima de uma caixa de madeira, com um fundo verde por trás, tendo sido depois adicionados todos os efeitos.
Veja o vídeo abaixo e descubra como foi gravado um dos filmes que está na história da indústria cinematográfica.