Milhares de pessoas manifestaram-se em apoio ao povo palestiniano, este sábado, dia 29, em Lisboa, ação que terminou com a interpretação de ‘Grândola, Vila Morena’, de Zeca Afonso, e com o compromisso de erguer a bandeira da Palestina durante a greve geral, marcada para 11 de dezembro.
Durante cerca de hora e meia, os participantes percorreram as ruas entre os Restauradores e a Praça do Duque da Terceira, no Cais do Sodré, entre cânticos, palavras de ordem e aplausos, captando a atenção de muitos turistas que registavam a energia e o cortejo.
No Cais do Sodré, junto a um palanque da central sindical CGTP, os manifestantes estenderam várias bandeiras no chão, incluindo uma de grandes dimensões da Palestina, enquanto diferentes organizações sublinhavam a importância da ação de solidariedade.
Isabel Camarinha, do Conselho Português para a Paz e Cooperação, destacou a elevada adesão em Lisboa e no Porto, afirmando que “os portugueses estão com a Palestina”.
“Israel persiste na continuação da sua ação criminosa”, acrescentou a ex-líder da CGTP, recordando que, desde o início do cessar-fogo, Israel violou o acordo mais de 500 vezes e continuou a “impedir a entrada de ajuda humanitária”.