Ainda que o Palácio de Belém, onde Marcelo Rebelo de Sousa vive permanentemente desde o início do seu segundo mandato, não possua qualquer piscina para que o Presidente da República possa ‘matar’ o vício de dar umas valentes braçadas matinais, no entanto Marcelo tem à sua disposição na residência de verão uma discreta piscina, com uma deslumbrante vista sobre a baía de Cascais.
Esta ‘piscina secreta’ foi mandada construir por Cavaco Silva por altura das obras de reabilitação que decorreram entre 2007 e 2011, tem cerca 15 metros de comprimento e metade de largura, e está situada no extremo norte da fortaleza que alberga, além da residência de verão do Chefe de Estado, o Museu da Presidência e uma unidade hoteleira do grupo Pestana. Recorde-se que Cavaco, ao tempo em que era primeiro-ministro, já tinha mandado transformar um lago em piscina na residência oficial de S. Bento.
Curiosamente, a piscina do hotel Pestana, que possui cerca de 130 quartos, que está situada no lado oposto, é menor que o equipamento que Marcelo tem à sua disposição ainda durante os próximos sete meses, o tempo que lhe resta enquanto Presidente da República.