Luiz Inácio Lula da Silva, de 80 anos, ligou esta terça-feira, dia 2, ao seu homólogo americano, Donald Trump (79). A chamada aconteceu por volta das 12:00, horário de Brasília, e teve uma duração de cerca de 40 minutos.
Durante a conversa, os dois chefes de Estado discutiram a cooperação comercial e económica entre o Brasil e os Estados Unidos, assim como a ampliação da parceria no combate ao crime organizado internacional. Lula ofereceu-se ainda como mediador para o conflito entre os EUA e a Venezuela.
Lula agradeceu também a decisão dos EUA de remover a taxa de 40% que incidia sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas, e mencionou que ainda há outros itens sujeitos a tarifas que precisam de ser revistos em futuras negociações.
Além disso, o presidente brasileiro enfatizou a necessidade de reforçar a cooperação bilateral para enfrentar organizações criminosas, referindo-se a operações recentes no Brasil e destacando a importância de ações conjuntas com os EUA.
Por sua vez, Trump demonstrou “total disposição” de colaborar com o Brasil nessas iniciativas e ambos concordaram em manter o diálogo aberto, com novos contactos previstos para breve.