Está escolhido o sucessor de Pedro de Brito Bogas, que se demitiu na sequência do acidente com o Elevador da Glória, que provocou a morte de 16 pessoas e feriu outras 20.
Rui Lopo é o nome eleito pelo Presidente da Câmara de Lisboa (CML), Carlos Moedas, para assumir a presidência da Carris. O atual administrador da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa deverá assumir o novo cargo em janeiro, depois de a escolha ser votada em reunião da CML, a 10 de dezembro.
Numa nota enviada à comunicação social, Carlos Moedas refere que Rui Lopo é uma “opção clara” e com “provas dadas” no setor da mobilidade. O executivo da CML realça ainda que o administrador da TML teve um “papel decisivo” de coordenação sobre a Carris Metropolitana e o passe Navegante.
“Uma aposta segura para um novo ciclo, com uma enorme capacidade de gestão técnica, com reconhecida credibilidade setorial e com grandes capacidades na gestão de projetos de grande dimensão”, pode ler-se na nota.
Assim, Rui Lopo sucede a Pedro de Brito Bogas, que apresentou a demissão, no dia 22 de outubro, na sequência das conclusões preliminares do relatório à tragédia do Elevador da Glória, que indicou um “conjunto de falhas técnicas bastante graves”. O acidente, recorde-se, aconteceu no dia 3 de setembro.