A rede social X bloqueou a conta publicitária da Comissão Europeia (CE), dois dias depois de ter sido multada em 120 milhões de euros por violação das regras de transparência impostas pela Lei dos Serviços Digitais (DSA).
O bloqueio, que marca a crescente tensão entre Elon Musk e os reguladores europeus, foi anunciado pela responsável de produto do X, Nikita Bier, numa publicação feita na mesma rede social.
A penalização ao X, divulgada na sexta-feira, dia 5, é a primeira a ser aplicada ao abrigo da DSA – legislação aprovada em 2022 que estabelece obrigações de transparência para combater desinformação, conteúdos ilegais e práticas enganosas nas grandes plataformas online. A multa de 120 milhões de euros resulta de uma investigação iniciada há dois anos e que assenta em três incumprimentos fundamentais: o desenho enganoso do selo de verificação azul, a falta de transparência no repositório de publicidade e a recusa em fornecer acesso a dados públicos para investigadores.
Depois de a decisão ter sido conhecida, o X acusou a CE de ter explorado uma falha da ferramenta Ad Composer para conseguir formatar uma ligação para parecer um vídeo. Desta forma, a rede social de Elon Musk denuncia que a CE enganou os utilizadores e aumentou o alcance da publicação.
A Comissão Europeia já reconheceu o bloqueio e considerou-o como um ato retaliativo, que prejudica o diálogo entre reguladores e plataformas.