O Benfica é o clube que mais investe em salários esta temporada em Portugal. De acordo com os dados do portar Sportingpedia, os encarnados gastam cerca de 42,5 milhões de euros em salários, quase 20 % do total de ordenados pagos por todas as equipas da liga.
Atrás do Benfica surgem os outros dois grandes, Sporting e FC Porto, com valores também expressivos: os leões pagam cerca de 32,7 milhões de euros, enquanto os dragões estão próximos dos 30,9 milhões em salários aos seus jogadores.
A partir daqui, a diferença entre os três grandes e os restantes clubes é acentuada. Equipas como Alverca e Tondela nem sequer chegam aos 4 milhões gastos por ano, evidenciando um grande desequilíbrio financeiro dentro da campeonato português.
Os números ilustram bem o fosso financeiro entre o campeonato português e as cinco principais ligas europeias. Ao compararmos com a Ligue 1, de França, o Benfica estaria em 8.º lugar de clubes que mais salários pagam.
A situação agrava-se ainda mais se olharmos para a Premier League, onde o Brentford, em último lugar, investe anualmente em salários quase mais 20 milhões do que as águias.
Veja a tabela dos mais gastadores em Portugal:
