As primeiras enfermeiras mulheres da Força Aérea foram condecoradas com a Medalha de Mérito Aeronáutico, Primeira Classe.
Num comunicado divulgado, a Força Aérea assume que “a cerimónia pretendeu homenagear as mulheres que desafiaram as tradições da época e, com coragem e audácia, envergaram o uniforme da Força Aérea, arriscando a vida em prol de outras”. As enfermeiras, formadas pela Força Aérea, ficaram conhecidas como “anjos descidos dos céus”, entre 1961 e 1974, e foram as primeiras mulheres a entrarem neste ramo das Forças Armadas Portuguesas.
Além disto, as mulheres deram ainda “início a uma missão que perdura até aos dias de hoje: as evacuações aeromédicas e os transportes médicos por via aérea”.
A homenagem decorreu na quarta-feira, dia 10, no Comando Aéreo (CA), em Monsanto, e contou com a presença de 16 das enfermeiras. A cerimónia foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e contou com as presenças do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, e de outras altas entidades militares e civis.

ficaram conhecidas como “anjos dos céus”


