A instabilidade meteorológica voltou a criar fortes constrangimentos na Madeira, levando ao cancelamento de grande parte da operação aérea prevista para esta sexta-feira. Até às 07:45, já tinham sido anuladas mais de uma dezena de partidas e de chegadas, com apenas um avião – o das 06:00 para Shannon, na Irlanda – a conseguir descolar durante a manhã.
O Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo recomenda que todos os passageiros verifiquem o estado da viagem antes de se deslocarem às instalações, uma vez que as previsões apontam para perturbações na operação até sábado.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém para esta sexta-feira, dia 12, um aviso laranja, devido ao vento na costa norte da Madeira, prevendo rajadas que podem atingir 130 km/h. O aviso deverá manter-se até ao final da tarde, altura em que descerá para amarelo. Já o mar deverá agravar-se de forma significativa, com aviso vermelho para agitação marítima, a partir das 21:00 de hoje e válido até sábado ao final do dia.
A situação meteorológica mais ampla das próximas horas está relacionada com a aproximação da depressão Emília, que deverá atingir o território nacional já esta sexta-feira, dia 12. O IPMA antecipa chuva intensa em várias regiões, sobretudo no Sul, e queda de neve acima dos 1400 a 1600 metros, podendo descer temporariamente a cotas próximas dos 1200 metros no Norte.
Na serra da Estrela, a acumulação de neve poderá ultrapassar os 25 centímetros, o que levou à emissão de aviso laranja para os distritos da Guarda e de Castelo Branco.
A costa ocidental também será afetada, com ondas de noroeste que podem atingir 4 a 6 metros entre sexta-feira e sábado, igualmente sob aviso laranja. As temperaturas deverão manter-se baixas, com máximas entre 7 e 16 graus e mínimas que poderão descer aos 6 graus em várias zonas do continente.