14 tripulantes, entre os quais vários cidadãos portugueses, foram resgatados em segurança depois de um grande navio de pesca ter encalhado junto à costa de Dingle, no sudoeste da Irlanda.
A embarcação, com bandeira francesa e cerca de 28 metros de comprimento, tinha acabado de sair do porto quando sofreu uma falha de propulsão e acabou por ser arrastada pelas más condições marítimas até embater nas rochas, numa zona próxima da entrada do porto. A bordo para além de portugueses, iam ainda vários tripulantes indonésios.
A operação de resgate foi coordenada pelo centro de salvamento marítimo de Valentia e envolveu vários meios: um helicóptero de busca e salvamento, uma embarcação salva-vidas da Royal National Lifeboat Institution (RNLI) de Valentia Island e equipas da guarda costeira local. Devido ao estado do mar e ao risco para a tripulação, foi decidido retirar todos os tripulantes por via aérea.
Os 14 pescadores foram içados, um a um, pelo helicóptero e transportados para terra, onde receberam assistência médica. Apesar do susto e das condições adversas, não foram registados ferimentos graves.
As autoridades marítimas estão a acompanhar a situação da embarcação, devido a potenciais riscos ambientais, nomeadamente a possibilidade de derrames de combustível.
Veja o vídeo do barco encalhado: