O Governo aprovou a subida do salário mínimo nacional de 870 para 920 euros brutos para 2026, em Conselho de Ministros, anunciou António Leitão Amaro, ministro da Presidência, numa conferência de imprensa no Palácio da Vila, em Sintra, esta quarta-feira, dia 17.
“Em ano e meio, com Luís Montenegro como primeiro-ministro, o salário mínimo sobe 100 euros. Faz parte de uma política de aumento de rendimento dos portugueses sustentada por um momento ímpar da economia nacional”, justificou Leitão Amaro.
Segundo o acordo de rendimentos, celebrado pelo Governo de Luís Montenegro com a UGT e as entidades patronais, está previsto que o salário mínimo aumente 50 euros por ano até 2028.
O primeiro-ministro, recorde-se, anunciou o objetivo de aumentar o salário mínimo para os 1500 euros e o salário médio para os 2500/3 mil euros. No entanto, já depois da greve geral de 11 de dezembro, Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, disse que aumentar o salário mínimo para os valores referidos por Montenegro “é uma ambição, não uma promessa”.