Está à procura de um local para passar um fim de semana? Fazer umas férias ou uma pequena escapadinha? Saiba que há locais que merecem a sua visita, mesmo no inverno quando o tempo pode não estar tão convidativo. O 24Horas apresenta-lhe um desses locais: Porto Covo, uma das localidades mais conhecidas da costa alentejana.
Com cerca de mil e 100 habitantes, todos os verões esta aldeia se enche de milhares de turistas. Mas sabia que Porto Covo tem também maravilhas para oferecer durante o Inverno? Desde a gastronomia, aos passeios pela natureza, passando pela cultura. O 24Horas foi descobrir o que de melhor há em Porto Covo, que faz com que uma visita seja agradável em qualquer altura do ano, e apresenta-lhe várias sugestões.
Gastronomia
Alma Nómada: Com um conceito diferenciado, a ‘receita’ do restaurante Alma Nómada é simples: juntar os produtos da região aos pratos do mundo. Fazer uma refeição aqui vai certamente ser uma experiência gourmet e inesquecível. Escolher entre a patanisca de polvo e o tártato de peixe em cama de batata doce é uma missão difícil, já que as duas são ótimas opções para o que se poderá seguir: o peixe com açorda de ovas ou a carne do pasto alentejano com arroz bomba.




Lamelas: Este restaurante nasceu do sonho da chef Ana Moura e é já um dos pontos de referência na localidade. Apresenta-nos iguarias tradicionais, com um toque de modernidade e inovação. Pode experimentar o Cozido do Mar, uma adaptação do tradicional Cozido à Portuguesa, mas com o toque especial dos peixes da região. Por outro lado, o cremoso Arroz de Peixe e Camarão promete deixar água na boca de boca a qualquer um. Antes disso, pode deliciar-se com o típico pão alentejano com paté de fígados de abrótea, lulinhas fritas com maionese de algas ou o tradicional gaspacho alentejano.

no restaurante Lamelas


Ti Joaquim: Situado no coração da aldeia, o restaurante Ti Joaquim promete abraçá-lo com a hospitalidade típica do Alentejo, num ambiente simples e acolhedor. A sopa de peixe é uma das estrelas da casa, mas antes tem de experimentar a sapateira recheada e os ovos rotos. O pica-pau é outra das iguarias que não pode perder.
O que fazer?
Trilhos: Sabia que tem 750 quilómetros para percorrer em Porto Covo? As opções são variadas: caminhos históricos, percursos circulares ou o tradicional trilho dos pescadores. A última opção permite-lhe desfrutar da maravilhosa vista sob a praia, onde a natureza e a tranquilidade o tocam, sendo um dos pontos altos a passagem pelo Forte, que tem vista privilegiada para a famosa Ilha do Pessegueiro.

é uma das rotas mais conhecidas


que pode escolher

Passeio a cavalo: A Quinta da Bemposta é outra das maravilhas de Porto Covo, onde encontra uma junção perfeita entre o rural a sofisticação. É nesta herdade, com 18 hectares, que pode desfrutar de um passeio a cavalo e vivenciar este desafio estimulante.

na Quinta da Bemposta

Mergulho: A escola de mergulho Ecoalga leva-o até ao fundo do mar e pode surpreendê-lo com uma visita à Adega do Mar, onde poderá fazer a colheita de uma garrafa de vinho e trazê-la para a superfície. Depois, resta-lhe saborear o brinde com o sabor a mar.
O que não pode mesmo perder
Cultura: Porto Covo é também terra de artesãos e artistas. Desde a fotografia, à cerâmica, joalharia, passando pela escultura e pelo desenho e pintura.


Joana Sarmento

Vinhos: Que o Alentejo é uma das grandes regiões vinícolas do País já toda a gente sabe. Dos tintos aos brancos, saiba que encontrará os melhores vinhos da zona em Porto Covo.
Padaria: A padaria de Porto Covo é um negócio de família, que vai na quarta geração. É paragem obrigatória para qualquer visitante e, além do pão alentejano, vai encontrar outras coisas apetitosas: boa disposição e a simpatia da equipa.


