O primeiro dos 22 comboios regionais do modelo FLIRT já chegou a Portugal. De acordo com a CP – Comboios de Portugal este é um passo marcante “na modernização da frota”.
Este modelo destaca-se pela eficiência energética e atingirá velocidades máxima de 160 km/h. Além disso, estará dotado de Wi-Fi e de tomadas para carregamento de equipamentos eletrónicos. O primeiro comboio a ser entregue é um bimodo e tem capacidade para 369 passageiros, além de uma zona para pessoas com mobilidade reduzida e bicicletas.
Há 23 anos que não chegava a Portugal uma automotora nova. O Governo espera que a primeira unidade arranque o serviço no segundo semestre do próximo ano.
Portugal encomendou à fabricante suíça Stadler 12 automotoras bimodo e 10 elétricas, num investimento que custou 158 milhões de euros aos cofres portugueses e apoiados pelo Programa Sustentável 2030 e pelo Fundo Ambiental.
Estes 22 comboios inserem-se num pacote superior com cerca de 200 novos comboios que estão previstos para a CP com vista ao reforço da frota da empresa de transporte ferroviário e possibilitar um aumentar do número de clientes. Em 2025, a previsão é alcançar a fasquia dos 200 milhões de passageiros. Numa nota publicada no Facebook, a CP garante que este é um reforço “na mobilidade sustentável, respondendo à crescente procura pelo transporte ferroviário e contribuindo para a transição energética e a coesão territorial”.



