Um cidadão estrangeiro recorreu às redes sociais para denunciar o que descreve como um “caos recorrente” na Portela, em Lisboa, na sequência das longas filas registadas no controlo de passaportes. Eugene Vyborov deixou duras críticas à gestão do aeroporto, depois de enfrentar várias horas de espera à chegada à capital portuguesa.
“Querido Aeroporto Internacional de Lisboa (#LIS) – quem quer que seja o responsável por isto –, são um fracasso completo e constante. Uma vergonha. As pessoas passam 10 a 15 horas em voos e depois têm de esperar mais 4 a 5 horas nesta fila. E isto acontece sempre… Fu## you”, escreveu, revoltado.
Tal como avançámos, em exclusivo, a situação voltou agravar-se este sábado, dia 20, com centenas de passageiros concentrados na zona de controlo de passaportes. Imagens exclusivas recolhidas pelo 24Horas mostram filas extensas e dificuldades de circulação na área das chegadas, num cenário que se tem repetido ao longo dos últimos meses, sobretudo à entrada em território nacional.
Recorde-se que a ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, assegurou recentemente que a situação está a ser acompanhada de forma permanente, através de uma sala de crise que envolve a PSP, o Sistema de Segurança Interna (SSI), a ANA e parceiros privados. A governante explicou ainda que os constrangimentos estão relacionados com a entrada em vigor da segunda fase do novo sistema de controlo de fronteiras, que passou a incluir a recolha de dados biométricos através de quiosques eletrónicos.
“Iniciou-se o controlo destes dados biométricos através de quiosques. Bastou isso para perturbar tudo”, admitiu a ministra, referindo que a implementação coincidiu com uma visita da Comissão Europeia, contribuindo para agravar um sistema já fragilizado. Entretanto, passageiros como Eugene Vyborov continuam a expor publicamente a frustração com um problema que, garantem, está longe de ser pontual.