Joaquim Monchique, de 57 anos, encontra-se, “neste momento, estável”, após ter sofrido um AVC. A informação foi confirmada pela produtora Força de Produção, através de um comunicado divulgado nas últimas horas.
O ator, recorde-se, sentiu-se mal no camarim, momentos depois de concluir a representação da peça ‘Lar Doce Lar’, em cena no Teatro Municipal de Bragança, onde contracenava com Maria Rueff. Foi prontamente assistido no local e transportado para uma unidade hospitalar, onde recebeu os primeiros cuidados médicos e onde acabou por ser confirmada a ocorrência de um AVC.
Na nota emitida, a produtora sublinha que o período que se segue é determinante para a evolução do estado de saúde de Joaquim Monchique. “Na qualidade de produtora do espetáculo ‘Lar Doce Lar’, a Força de Produção informa que, após a apresentação realizada na noite de ontem – dia 20 de dezembro, no Teatro Municipal de Bragança -, Joaquim Monchique sentiu-se mal, tendo sido hospitalizado na sequência de um AVC, encontrando-se neste momento estável. As próximas 48 horas serão de observação, estando o ator a ser acompanhado de forma muito próxima pela equipa médica responsável.”
A mensagem termina com um agradecimento ao apoio manifestado e um apelo à discrição: “Agradecemos todas as manifestações de carinho e preocupação, sublinhando que o respeito pela privacidade do Joaquim é, neste momento, crucial para a boa recuperação.”
Em declarações exclusivas ao 24Horas, este domingo, dia 21, uma fonte próxima de Joaquim Monchique revelou ainda que o ator foi recentemente submetido a uma cirurgia cardíaca, realizada na CUF Tejo, acrescentando que continua a não adotar os cuidados de saúde recomendados. “Há pouco tempo, sensivelmente há quatro meses, ele foi operado ao coração. Substituiu uma válvula e, aparentemente, correu tudo bem. O problema é que ele não tem juízo nenhum… Continua a fumar muito!”