Da semente ao fruto, é assim que pode ser descrito ‘Paraíso’, o rótulo desenvolvido pela artista plástica Joana Vasconcelos para as garrafas do Château Mouton Rothschild 2023, um dos vinhos mais prestigiados, e caros, do mundo. A obra artística da portuguesa emana cor e brilho, numa congregação dos elementos que compõem o ciclo natural da uva.
A família Rothschild, detentora do vinho francês da região de Bordéus, escolheu Joana Vasconcelos, de 54 anos, para dar vida à sua imagem de marca, por rever no trabalho da artista plástica traços comuns com o modo de produção vitivinícola.


“Os proprietários do Château Mouton Rothschild, encantados pelas criações espetaculares que a tornaram famosa, veem um terreno comum entre a forma como Joana Vasconcelos usa, monta e trabalha com diferentes matérias-primas e a produção de um bom vinho”, pode ler-se num comunicado emitido nas redes sociais do Château Mouton Rothschild.
“Joana Vasconcelos usa materiais tradicionais do dia-a-dia como bordados ou croché para criar obras de arte que exploram questões contemporâneas (…). Ela fundamenta a herança artesanal de Portugal na modernidade. Eu realmente gosto dessa ligação entre arte e artesanato porque é o que temos aqui “, frisou Julien de Beaumarchais de Rothschild, um dos proprietários do vinho.
Já a artista plástica nacional revelou-se honrada por ter participado neste projeto.
“Senti-me muito privilegiada e honrada por fazer parte não só de um grande nome, mas também de um conjunto de grandes artistas que participaram em edições anteriores deste projeto. A minha inspiração para o rótulo foram as uvas e as vinhas e o aspecto naturalista do Château Mouton (…). ‘Paraíso’ é uma obra inspirada na ideia de perfeição, luxo e coerência entre a natureza e o homem”, sublinhou a autora.