Em janeiro de 1964, Brigitte Bardot escolheu uma pequena vila de pescadores para fugir da vida que levava enquanto estrela maior do mundo do cinema. Armação dos Búzios, no Brasil, foi um local que deu abrigo e liberdade à atriz francesa. Bardot regressaria, uma segunda vez, para O Natal e passagem de ano de 1964. Depois disso, Búzios, ficaria conhecido como o paraíso secreto de B.B. e ganhava importância como destino de férias mundial.
Na companhia do namorado franco-marroquino Bob Zagury, Barbot chega ao Brasil a 7 de janeiro de 1964. Assoberdada com a pressão da imprensa no Rio de Janeiro, a atriz meteu-se numa carrinha e rumou em busca de tranquilidade em Búzios. Sem infraestruturas, a pequena vila piscatória não tinha grande comércio, restaurantes ou hotéis. B.B. ficou então hospedada numa casa que pertencia a André Mourasieff, então representante das Nações Unidas no Brasil e amigo de Bob, na Praia de Manguinhos.
“Guardo recordações únicas. Uma lembrança mágica, magnífica”, disse a atriz em entrevista à RFI em 2017. “Na época era apenas uma aldeia de pescadores sem água canalizada ou eletricidade. Vivíamos como Robinson Crusoé em praias selvagens e desertas. As ruelas eram cheias de leitões pretos e galinhas. Nós pescávamos, comíamos farofa, mangas e apanhávamos muito sol”, contou.


Brigitte terá feito um acordo com a imprensa brasileira para que a deixássem em paz: em troca de uma conferência de imprensa e fotografias no Rio de Janeiro, dar-lhe-iam paz e sossego a seguir. O pacto foi cumprido e a sex symbol pode viver por 4 meses descansada e feliz. O refúgio secreto contudo não ficou assim por muito mais tempo. Após a saída de Bardot do local, a imprensa revelou ao mundo a cidade de Armação dos Búzios e quando Bardot regressou, nesse mesmo ano, para a festa de Natal e passagem de ano, a experiência já não foi gratificante para a atriz. “Foi o lado selvagem do lugar que me seduziu. Mas o que Búzios se tornou deixa-me atordoada. É uma pena”, desabafou.

Quem ganhou com a publicidade, foi a cidade que ficou conhecida para o mundo como um dos melhores locais de férias. A visita de Bardot foi tão importante que, em 1999, foi inaugurada a Orla Bardot e uma estátua da atriz foi colocada no local. Atualmente, é um dos pontos mais visitados e diariamente diversas pessoas param para tirarem fotos na estátua feita pela escultora Christina Motta.
A atriz chegou a ganhar o título de cidadã honorária e a Companhia Aldeão ofereceu-lhe um terreno em João Fernandes. Cortesias que nunca chegou a ir receber.