A 31.ª edição da Lidl São Silvestre do Porto reuniu 18 mil participantes, oriundos de 55 países, neste domingo, dia 28. Do total de inscritos, 14 mil competiram na corrida principal de dez quilómetros, enquanto quatro mil optaram pela caminhada de cinco quilómetros.
Entre os milhares de participantes, destacou-se a presença de Rute Cardoso, que prestou homenagem ao falecido futebolista Diogo Jota. A viúva completou os dez quilómetros envergando uma camisola com o número 20, o dorsal usado pelo internacional português durante a sua passagem pelo Liverpool.


A prova contou ainda com várias figuras públicas, entre as quais o apresentador da RTP Jorge Gabriel, o ex-futebolista do FC Porto Pepe e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte.

Na competição masculina, a vitória sorriu a Rui Pinto, atleta do Sporting, que cortou a meta em 28 minutos e 48 segundos. O segundo lugar foi ocupado por André Pereira, do Santo Tirso, com 29.23 minutos, seguido de João Amaro, do Benfica, que terminou em 29.52 minutos.
Em femininos, Mariana Machado conquistou a prova pelo terceiro ano consecutivo, ao completar o percurso em 33 minutos e 21 segundos. Susana Godinho, do Recreio Desportivo de Águeda, ficou em segundo lugar, com 33.44 minutos, enquanto Mónica Silva, de São Salvador do Campo, fechou o pódio com 34.10 minutos.

