Depois de ter sido obrigado a retirar da via pública os cartazes dirigidos à comunidade cigana, na sequência de uma decisão do Tribunal Cível de Lisboa, André Ventura volta a atacar.
Os outdoors que tinham sido retirados continham a seguinte frase: “Os ciganos têm de cumprir a lei”, cuja afixação foi considerada ilícita pelo tribunal. Agora, o líder do Chega afixou um novo cartaz, mas com algumas alterações: “As minorias ‘do costume’ têm de cumprir a lei”.
Num vídeo partilhado nas redes sociais de André Ventura, é possível ver o mesmo, em cima de um escadote, a acabar de afixar um novo outdoor, já sem a palavra “ciganos”, e a questionar: “Então e assim? Assim já pode ser?”
Os anteriores cartazes, recorde-se, tiveram de ser retirados pois a juíza Ana Barão determinou que as mensagens não podem continuar expostas, por entender que instam especificamente uma comunidade étnica a cumprir a lei, o que configura um tratamento discriminatório.
Nas redes sociais, André Ventura reagiu às notícias, afirmando não acreditar num País “onde o tribunal acha que os ciganos não têm de cumprir a lei”.
Veja o vídeo de André Ventura a afixar o novo cartaz: