Estão a ser divulgados nas redes sociais novos vídeos da tragédia na Suíça que vitimou, para já, 47 pessoas e mais de 115 feridos durante a madrugada quinta-feira, dia 1.
Um vídeo recém-divulgado mostra uma cena chocante já com as chamas a alastrarem-se: nenhuma evacuação e música em volume máximo por vários minutos. Por baixo do fogo, vários jovens continuavam a dançar e a filmar o local completamente alheios ao perigo. Ao que tudo indica, várias pessoas que aparecem nas imagens estão entre as vítimas mortais ou entre os feridos.
Os donos do bar terão ignorado uma proibição do uso de qualquer tipo de fogos de artifício, incluindo velas de foguete, usadas em garrafas, devido ao risco “extremamente elevado” de incêndio, de acordo com o The Telegraph.
A Procuradora-Geral do Cantão de Valais, Béatrice Pilloud, explicou que “o incêndio começou com velas de foguete colocadas sobre garrafas de champanhe, que foram levadas muito perto do teto, e a partir daí ocorreu uma conflagração rápida e generalizada”.
Em entrevista à estação francesa BFMTV, duas mulheres relataram que se encontravam dentro do local quando observaram um empregado de bar a carregar uma colega aos ombros, enquanto esta segurava uma garrafa com velas pirotécnicas. Segundo o testemunho, as faíscas acabaram por atingir o teto, dando origem ao incêndio.
Esta sexta-feira, 2, soube-se que há uma portuguesa ferida e outra desaparecida.
Veja um dos novos vídeos do desastre na Suíça: