A Netflix disponibilizou o episódio final de ‘Stranger Things’ na madrugada de 1 de janeiro, mas o desfecho da série está a gerar forte polémica entre os fãs, que recusam acreditar que a história tenha terminado da forma apresentada.
Apesar de os irmãos Duffer, criadores da série, terem confirmado oficialmente o fim de série, multiplicam-se nas redes sociais teorias que defendem a existência de um “verdadeiro final” ainda por revelar. A mais discutida foi apelidada de ‘Conformity Gate’.
Segundo esta teoria, o final exibido seria, na verdade, uma falsa realidade criada dentro da própria narrativa da série. O desfecho aparentemente feliz do último episódio não corresponderia ao que realmente aconteceu, sendo antes uma ilusão provocada pelo Vecna ou pelo Devorador das Mentes, com o objetivo de manter as personagens – e o próprio público – num estado de conformidade.
Os defensores desta hipótese apontam várias ‘pistas’ deixadas ao longo do episódio final. Uma delas prende-se com a postura corporal das personagens durante a cena da formatura do liceu de Hawkins, que, segundo os fãs, reproduz a posição corporal frequentemente assumida por Henry Creel, identidade original de Vecna.
Outra alegada pista surge nos dossiês do jogo Dungeons & Dragons, visíveis numa prateleira, organizados de forma a formar a palavra lie (‘mentira, em português).
O destino de Eleven é também central nesta teoria. Nos minutos finais do episódio, a personagem de Mike sugere que Eleven poderá não ter morrido, levantando a possibilidade de Kali, a sua irmã com poderes de ilusão, ter simulado a sua morte para quebrar o ciclo de perseguição governamental.
A banda sonora é igualmente utilizada como argumento. A canção ‘Heroes’, de David Bowie, que surge nos créditos finais, já tinha sido associada a situações de mortes falsas na série, nomeadamente ao desaparecimento de Will Byers e à suposta morte de Hopper no final da terceira temporada.
Entre os indícios apontados pelos fãs está ainda o facto de, ao pesquisar na Netflix expressões como “final falso” ou “temporada 5, episódio 9”, surgir automaticamente a página de ‘Stranger Things’.
Paralelamente, circulou ainda a possibilidade de o verdadeiro final ser divulgado na quarta-feira, dia 7, número que surge repetidamente ao longo da narrativa da série. No entanto, o mesmo não aconteceu.
Apesar da avalanche de especulações, nenhuma destas teorias foi confirmada pelos criadores da série nem pela plataforma de streaming. Todavia, um vídeo divulgado esta terça-feira, dia 6, nas redes sociais do ‘The Tonight Show’, apresentado por Jimmy Fallon, voltou a alimentar as suspeitas.
Nas imagens, Jamie Campbell Bower, o ator que interpreta Vecna, surge a dançar e a proferir frases como “I believe you”, numa aparente referência à morte de Eleven, e “Tomorrow begins”, aludindo ao dia 7. A mudança de cor da imagem e o zoom aplicado, quando o ator enumera os números “9, 10, 11 e 12”, levou também muitos fãs a acreditar que poderão estar prestes a ser lançados mais quatro episódios, prolongando afinal o universo de ‘Stranger Things’.