A KGM acaba de reforçar a sua gama com o lançamento da Musso EV, primeira pick-up 100% elétrica da marca. Em estrada, o comportamento dinâmico alia o conforto de um SUV com a tradicional robustez deste tipo de viaturas.
É possível utilizar a Musso para trabalhar e transportar as “ferramentas e equipamentos” para diferentes profissões, assim como pode ser uma boa companheira quando chega a altura de partir à aventura e transportar bicicletas ou pranchas de surf.
No caso do mercado português, é vendida, exclusivamente, com quatro portas e cinco lugares, dois níveis de equipamento – K3 e K5 – e preços que começam nos €29.990 + IVA.





O design KGM está lá e partilha a plataforma com o modelo Torres EVX. O capot de formas esculpidas, a iluminação é full LED e os para-choques são volumosos.
Está disponível em versões com tração 4×2 (dianteira) ou 4×4. Tanto em estrada como nos estradões de terra batida no ribatejo, onde o Motor 24 Horas testou a Musso, o conforto surpreende e tem o “feeling” de condução de uma verdadeira pick-up à antiga. A incorporação de um eixo traseiro com suspensão multilink é determinante para as boas impressões que sentimos ao volante.








Habitáculo da nova Musso EV é espaçoso e funcional
Em destaque um painel de instrumentos de 12,3″ e um ecrã dedicado à navegação e infoentretenimento, igualmente com 12,3″.
A versão base K3 disponibiliza ar condicionado automático bi-zona – respira-se bem a bordo – e a conectividade está garantida com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução, duas entradas USB-C, sensores de chuva e de luz, acesso e arranque sem chave e sistema V2L (“Vehicle-to-Load”), que garante eletricidade a outros dispositivos.
A versão K5 acrescenta um sistema de monitorização 3D da área exterior e de observação do piso, volante aquecido, banco forrados a tecido e pele sintética, bancos do condutor e passageiro com ajuste elétrico de oito vias, aquecidos e ventilados.



Esta pick-up 100% elétrica conta com um motor de 152 kW (207 cv) de potência e 339 Nm de binário, ao qual se junta, no caso da variante de tração integral, outro motor de igual potência, acoplado ao eixo traseiro, debitando um power de 175 kW (237 cv) e 630 Nm de binário. Paga Classe 2 nas portagens.
A bateria com tecnologia LFP (fosfato de ferro-lítio) dispõe de uma capacidade de 80,6 kWh, podendo ser realizado um carregamento rápido até 80% em 36 minutos (valores divulgados pela KGM), a um máximo de 300 kW.
A autonomia máxima é de 420 km (4×2) ou 379 km (4×4), decorrente de um consumo em ciclo combinado de 23 e de 26 kW/100 km, respetivamente (também aqui, os valores são avançados pela marca).
A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 9,2 segundos na versão de tração dianteira (que chega aos 162 km/h de velocidade máxima) e em 8,0 segundos na variante de tração integral (177 km/h de velocidade máxima).

No capítulo da segurança e da assistência ao condutor, ambas as versões partilham um equipamento de série bastante completo. O alerta de atenção do condutor, controlo de estabilidade e Hill Descent para apoio às descidas mais acentuadas.
Mas há mais: alarme, cruise control adaptativo, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira e sistema de nivelamento do veículo (versão K5) que mantém uma altura constante do eixo frontal, independentemente das alterações de peso na plataforma de carga.

KGM Musso EV – Gama e preços
Pintura metalizada: €500 (IVA incluído)
Particulares Empresas
Versão PVP (€) Valor s/IVA Valor c/IVA
K3 4×2 45.900 29.990 36.888
K3 4×4 47.900 33.490 41.193
K5 4×4 49.900 35.490 43.653