A Polícia Judiciária (PJ) realizou buscas na Câmara Municipal de Aveiro na manhã desta sexta-feira, dia 9, devido a suspeitas de “prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas”.
Em comunicado publicado no site oficial, a PJ deu mais detalhes: “A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, realizou hoje uma operação policial destinada ao cumprimento de mandados de busca na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.”
Acrescentam ainda que “estão em causa decisões e procedimentos adotados em alterações de instrumentos de ordenamento do território” e que “as buscas realizadas tiveram como objetivo a recolha de diversos elementos probatórios relevantes para o esclarecimento dos factos sob investigação”.
A PJ “prosseguirá a investigação, procedendo à análise da prova entretanto recolhida, de natureza documental e digital, com vista ao apuramento integral das eventuais condutas criminosas, do seu alcance e à célere conclusão do inquérito”.
O inquérito é tutelado pelo DIAP Regional do Porto.
Também a Câmara Municipal de Setúbal, recorde-se, foi alvo de buscas da PJ esta quinta-feira, 8, no âmbito de uma investigação que pode levar à constituição de arguida a atual presidente da Câmara, Maria das Dores Meira, de 69 anos. Em causa estão centenas de deslocações oficiais em que a autarca terá recebido cerca de 35 500 euros, em ajudas de custo, por supostamente ter usado o seu automóvel particular para viagens de serviço, totalizando quase 98 500 km, apesar de dispor de viatura e motorista ao serviço da Câmara.