É um dia histórico para o V. Guimarães: ao bater o SC Braga (2-1), num jogo com um final de loucos, conquistou a primeira Taça da Liga da sua história.
Os guerreiros até começaram melhor e abriram cedo o marcador, por Mario Dorgeles (17′), aguentando a vantagem mínima até ao intervalo. No entanto, já na segunda parte, Samu (50′) empatou a partida depois de ter convertido uma grande penalidade.
Já perto do final foi o herói da meia-final contra o Sporting que deu a vitória aos conquistadores. Ndoye (83′) fez o golo, para delírio dos adeptos do V. Guimarães presentes no estádio Magalhães Pessoa, em Leiria.
E, quando já tudo parecia decidido, Hélder Malheiro marcou uma grande penalidade a favor dos arsenalistas que poderia dar o empate e levar a decisão da taça para a linha dos 11 metros. Mas Rodrigo Zalazar não conseguiu converter o castigo máximo, pois o guarda-redes vitoriano, Charles, defendeu.
Esta foi uma vitória memorável do V. Guimarães (o novo Campeão de Inverno) nesta competição, depois de ter eliminado o FC Porto e Sporting… antes de ter vencido o SC Braga na final.
Este é o 3.º troféu nacional que os conquistadores vencem. Juntam assim esta Taça da Liga a uma Supertaça (1988) e a uma Taça de Portugal (2012/13).