Foi neste domingo, dia 11, que o Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, recebeu a 83.ª edição dos Globos de Ouro e o Brasil conquistou dois prémios na mesma noite, reforçando a sua posição de destaque no panorama cinematográfico internacional.
O filme ‘O Agente Secreto’, realizado por Kleber Mendonça Filho, venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, enquanto Wagner Moura fez história ao arrecadar o prémio de Melhor Ator em Filme de Drama. Foi a primeira vez que um ator brasileiro conquistou esta distinção, num feito duplo que colocou o cinema brasileiro no centro das atenções em Hollywood.
A consagração surge na sequência de um ano igualmente histórico para o país. No ano passado, o Brasil já tinha vencido o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, com Fernanda Torres, e pouco depois alcançou um feito inédito ao conquistar o Óscar de Melhor Filme Internacional com ‘Ainda Estou Aqui’.
O momento de reconhecimento internacional não abranda. Com a vitória nos Globos de Ouro, ‘O Agente Secreto’ surge agora como um dos nomes mais fortes da temporada de prémios, com possibilidades concretas de nomeação para os Óscares em pelo menos quatro categorias, entre elas Melhor Filme Internacional e Melhor Ator.
Em Portugal, ‘O Agente Secreto’ estreou em 5 de novembro de 2025, tendo sido exibido em pelo menos 42 salas de cinema em todo o país. A receção tem sido marcada por forte interesse do público e da crítica, impulsionado pela intensidade da narrativa, pela interpretação de Wagner Moura e pela relevância política e histórica do enredo.
A sequência de prémios confirma a vitalidade do cinema brasileiro e reforça o peso crescente das produções em língua portuguesa no circuito internacional.