A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu mais de 19 mil armas nos últimos seis anos, no âmbito do cumprimento de medidas cautelares, de entregas voluntárias e de detenções por posse de arma proibida. A informação consta de um comunicado enviado ao 24horas.
Entre os tipos de armas apreendidas, destacam-se as pistolas, com 8.086 apreensões, e as espingardas, com 4.998 apreensões, números que refletem a maior incidência destes equipamentos nas ações policiais.
Só em 2025, a PSP apreendeu 112 armas, das quais 23 armas de fogo, 33 armas brancas e 56 de outros tipos, operações que resultaram na detenção de 182 cidadãos.
De acordo com a força de segurança, “nem todos os tipos de arma têm registado a mesma tendência evolutiva”, sendo apontado o caso das espingardas como particularmente significativo. “O aumento em 2025 face ao ano anterior traduz-se em mais do triplo dos registos de apreensões”, refere o comunicado, que indica a apreensão de 2.165 espingardas ao longo desse ano.
No que respeita ao licenciamento, a PSP adianta que, até 31 de dezembro de 2025, estavam registadas em Portugal 1.875.661 armas de fogo manifestadas, encontrando-se válidas 149.732 Licenças de Uso e Porte de Arma (LUPA).
A PSP sublinha que estes números refletem o trabalho contínuo de fiscalização, controlo e prevenção desenvolvido pela força de segurança, com o objetivo de reduzir a circulação ilegal de armas e reforçar a segurança pública.