José Manuel Durão Barroso, vai substituir Nuno Morais Sarmento como presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
Durão Barroso substitui a partir de quinta-feira, Nuno Morais Sarmento, que pediu a demissão da presidência da FLAD por motivos de saúde. Segundo um despacho assinado por Luís Montenegro, o antigo primeiro-ministro vai presidir tanto ao conselho de administração como ao conselho executivo da FLAD.
“Nos termos do disposto nos n.ºs 1 e 2 do artigo 8.º dos Estatutos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, aprovados em anexo ao Decreto-Lei n.º 168/85, de 20 de maio, na sua redação atual, designo, como membro do conselho de administração da Fundação, José Manuel Durão Barroso, que preside”, refere o primeiro ponto do despacho assinado pelo líder da AD.
O segundo ponto do documento nomeia o ex-líder da Comissão Europeia presidente do conselho executivo da FLAD. O despacho “produz efeitos” a partir de 15 de janeiro.
Durão Barroso, de 69 anos, recorde-se foi primeiro-ministro pelo PSD entre 2002 e 2004 e tornou-se o 11.º presidente da Comissão Europeia em 2004, mantendo-se no cargo até 2014.