O piloto português João Ferreira subiu ao 10.º lugar da classificação geral dos automóveis do Rali Dakar 2026, subindo após a 8.ª etapa da prova, que decorre na Arábia Saudita.
Ao volante do Toyota Hilux e ao lado do navegador, Filipe Palmeiro, o piloto, natural de Leiria e sofreu um furo logo nos primeiros quilómetros, mas conseguiu limitar as perdas e progredir na tabela.
Apesar de ter terminado a jornada no 17.º lugar, a performance foi suficiente para impulsionar João Ferreira para o top-10.
Após a etapa, o piloto português, que está a 35 minutos e 8 segundos do líder, o qatari Nasser Al-Attiyah, comentou: “Esta foi uma etapa muito, muito difícil, onde logo no início perdemos algum tempo em relação aos nossos concorrentes mais diretos devido a um furo. Tentámos minimizar as perdas e a subida ao top-10 acaba por ser uma boa recompensa para a etapa que acabámos por fazer.”
A prova prossegue amanhã com a primeira de duas etapas-maratona, onde os pilotos terão de completar a jornada sem o apoio técnico tradicional nos bivouacs.