É o resultado da mais recente sondagem da Universidade Católica para a RTP: a estimativa de resultados eleitorais do estudo indica que André Ventura vencerá a primeira volta das presidenciais de dia 18 de janeiro com 24% das preferências dos eleitores auscultados, seguido muito de perto por António José Seguro que recolhe 23% das mesmas preferências. Cotrim de Figueiredo com 19% encerra o pódio dos candidatos sobre os quais recai a escolha preferencial dos eleitores.
Henrique Gouveia e Melo e Luís Marques Mendes não ultrapassam, segundo o mesmo estudo de opinião, os 14%.
Muito mais abaixo surgem os restantes candidatos: Catarina Martins e António Filipe equivalem-se com2% das preferências e Jorge Pinto não passa de 1,5%.
Com menos de 1% das preferências encontramos Manuel João Vieira, Humberto Correia e André Pestana.
Em relação ao anterior estudo da Universidade Católica, Ventura mantém a liderança e sobe 2% e António José Seguro tem o maior crescimento com um incremento de 7% nas preferências dos eleitores, subindo do quarto para o segundo lugar. Cotrim de Figueiredo sobe 5% e passa de quinto para terceiro.
Todos os outros candidatos perdem votos e lugares: Gouveia e Melo era terceiro e passa para quarto perdendo 4% mas o maior tombo é registado por Marques Mendes que de segundo passa para quinto com uma erosão de 6% nas preferências dos eleitores.
Catarina Martins, António Filipe e Jorge Pinto mantém as posições relativas (sexto, sétimo e oitavo lugar) mas perdem 1% no caso dos dois primeiros e 0,5% no caso do terceiro.
Os valores desta sondagem parecem confirmar os do estudo continuado que a Pitagórica tem vindo a fazer desde o arranque da campanha com a sua “tracking poll”.