A Livraria Lello assinalou esta semana, dia 12, o seu 120.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, que anunciou que o emblemático espaço do Porto será classificado como Monumento Nacional.
Segundo o chefe do Governo, o diploma que formaliza a classificação “já se encontra em circulação legislativa”, prevendo-se que o processo fique concluído “nas próximas semanas”. Luís Montenegro sublinhou que a decisão representa um reconhecimento do valor histórico, cultural e patrimonial da livraria, considerada uma das mais emblemáticas do país.
A cerimónia contou ainda com a presença do secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, do presidente do Futebol Clube do Porto, André Villas-Boas, do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, e do presidente dos CTT – Correios de Portugal, João Bento, entre outras personalidades.
O processo de reclassificação da Livraria Lello teve início em 2021 e, de acordo com a administradora do espaço, Aurora Pinto, a distinção era aguardada há vários anos, considerando-se agora “um momento de enorme significado” para a instituição e para a cidade.
Para assinalar o 120.º aniversário, a Livraria Lello abriu excecionalmente as portas com entrada gratuita ao longo do dia e ofereceu um livro aos primeiros 120 visitantes.