O vestido usado por Bárbara Bandeira no videoclipe de ‘Marcha’ tem dado muito que falar. A peça foi feita inteiramente de joias tradicionais portuguesas e o 24Horas falou com o criador da obra, André Rodrigues, que revelou tudo sobre este processo criativo.
“Acho que a única palavra que consigo dizer é: curto. Tivemos apenas cinco dias, desde o momento em que a Raquel Guerreiro me ligou, até que eu pude entregar o vestido. Então, logo na mesma hora que ela me ligou e que eu aceitei, foi sair de casa e ir de imediato correr para a Baixa, para a Ouro Têxteis, para começar a procurar os tecidos, para poder avançar já com o molde”, começou por contar.
O peso do vestido foi uma das preocupações do criador, que optou por fazer uma estrutura num só “bloco, para garantir que nada caia para um lado ou mais para o outro”. Toda o vestido foi coberto com uma renda dourada, escolhida por parecer “quase uma filigrana” e as joias colocadas em cima, num mix and match perfeito.
André Rodrigues confessa que não tem ideia de quantas horas trabalhou até o vestido estar concluído: “Sei que apenas estava a dormir cerca de duas, três horas, quatro horas no máximo, durante estes cinco dias. […] Foi non-stop.”
O costume designer não nega que esperava que a obra impactasse, mas salienta que “não tinha a noção de quão grande isto se iria tornar” e de quão apreciado o vestido iria ser. “Não vou negar, já tive mesmo momentos de dizer para a minha criança interior, ou ao André recém-graduado, quase de lagrimazinha no olho: ‘Uau, criámos mesmo algo interessante aqui'”, revela.