Zeynep Sonmez, de 23 anos, protagonizou um momento de grande fair‑play no Open da Austrália. Num encontro marcado por calor intenso, a tenista turca parou o jogo para socorrer uma apanha‑bolas que desmaiou momentaneamente no court, gesto que mereceu aplausos do público presente.
O incidente aconteceu durante o segundo set da primeira ronda da prova, quando Sonmez enfrentava a russa Ekaterina Alexandrova, 11.ª cabeça de série. Ao aperceber‑se de que a jovem assistente tinha caído e estava em dificuldades, a turca correu para junto dela e ajudou‑a a deslocar‑se para uma zona com sombra, onde recebeu cuidados médicos enquanto a partrida ficava suspenso por alguns minutos.
Após a retoma do encontro, Sonmez – atualmente n.º 112 do ranking mundial – mostrou também a sua qualidade em court. Em três sets, conseguiu uma vitória, por 7‑5, 4‑6 e 6‑4, sobre Alexandrova, alcançando assim a segunda ronda do grand slam australiano e assinando a maior vitória da sua carreira, até ao momento.
O triunfo marca mais um passo importante para a tenista, que já tinha chamado a atenção, 2025, ao tornar‑se na primeira mulher turca a chegar à terceira ronda de um torneio do grand slam, em Wimbledon.
A prestação de Sonmez em Melbourne continua agora na próxima fase do torneio, onde aguardará pela vencedora do confronto entre a norte‑americana Elizabeth Mandlik e a húngara Anna Bondar.
Empatía para un mundo mejor…
— El Club del Arte 🎨📷📚🖼🕍🎼 (@Arteymas_) January 18, 2026
Respeto a Zeynep Sönmez que fue a ayudar a esta joven recogepelotas que se desmayó al lado de la cancha:
pic.twitter.com/e6Ms0pA3FB