Santiago Salvador é um dos cidadãos portugueses que seguiam a bordo de um comboio da Renfe envolvido na colisão com uma composição da Iryo, na noite de domingo, dia 18, com destino Huelva, em Espanha. Já há 41 mortos.
Num vídeo partilhado no Instagram, gravado já a partir de uma cama de hospital, onde surge com vários ferimentos visíveis no rosto, o jovem relatou os momentos de pânico vividos durante o acidente, que descreveu como uma experiência “que parecia um inferno”.
“Neste momento, estou bem, estou vivo e com muita força. Foi um acidente muito trágico, parecia um inferno”, afirmou.
Santiago explicou que sofreu ferimentos considerados não graves, sobretudo quando comparados com a situação de outras vítimas, revelando ter fraturado a tíbia e o perónio. Apesar das lesões, sublinhou que teve “muita sorte” face à violência do impacto.
“Estava com a minha namorada e comecei a voar pela carruagem, parecia que estava num carrossel”, descreveu, acrescentando que ambos escaparam com vida. “Estou vivo, a minha namorada também está bem. Foi uma força divina, um milagre. Vi muita morte.”
Recorde-se que, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, dois cidadãos portugueses estiveram envolvidos neste acidente ferroviário, que já provocou 41 mortos, segundo o balanço mais recente das autoridades espanholas.