O mau tempo que está a afetar a Tunísia, desde terça-feira, dia 20, provocou o caos no país e a morte de, pelo menos, quatro pessoas, na sequência de cheias, resultantes das piores chuvas na região em mais de sete décadas, informaram as autoridades.
As fortes precipitações provocaram inundações em inúmeras zonas do país norte-africano, com ruas transformadas em rios, veículos submersos e famílias isoladas pelas águas. Os serviços de emergência enfrentaram grandes dificuldades para chegar às áreas mais afetadas, uma vez que várias estradas ficaram bloqueadas ou danificadas.
Segundo a Proteção Civil tunisina, muitas localidades de baixa altitude foram cortadas devido à subida rápida dos níveis de água, obrigando ao encerramento de infraestruturas essenciais. Na capital, Túnis, assim como nas cidades costeiras de Nabeul, Sousse e Béja, as aulas foram suspensas, as sessões nos tribunais foram adiadas e o transporte público e privado sofreu interrupções significativas.
Os serviços de proteção civil tiveram de realizar múltiplas operações de socorro e evacuação, com equipas a prestar assistência a residentes isolados, sobretudo em áreas rurais onde as inundações foram particularmente intensas. Também foram registados cortes de energia e interrupções no abastecimento de água em alguns bairros.
@www.hamouch1 #toutlemonde @toutlemondetiktok #tunisia ♬ موسيقى حزينة – لحن الروح
@dodge1948 Tunis💧
♬ original sound – KABA YARE 🥷🖤🔥