O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos de chuva, vento, neve e agitação marítima devido à passagem da depressão Ingrid por Portugal Continental. Os efeitos vão começar a fazer-se sentir a partir da tarde desta quinta-feira, dia 22.
Os distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra estão sob aviso amarelo, entre as 15:00 e as 18:00 desta quinta-feira, dia 22, devido à ocorrência de chuva, por vezes forte. Já Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Portalegre e Braga ‘ficam’ a amarelo, entre as 15:00 e as 21:00.
Os efeitos da passagem da depressão prolongam-se até ao fim de semana, estando, no sábado, dia 24, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga sob aviso vermelho, devido à agitação marítima. O IPMA alerta que são esperadas ondas “de noroeste com 7 a 9 metros de altura significativa, podendo atingir 15 metros de altura máxima”. Nesta altura, estes distritos estão já sob aviso laranja e Faro (na costa ocidental), Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja já estão sob aviso amarelo devido ao estado do mar.
Bragança, Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga foram ainda colocados sob aviso laranja, entre as 00:00 de sexta-feira e as 07:00 de sábado, devido à queda de neve acima de 800/1.000 metros.
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo partir da noite desta quinta-feira e até sexta-feira para os distritos de Braga, Coimbra, Beja, Leiria, Viana do Castelo, Setúbal, Faro e Porto, devido ao vento do quadrante oeste com rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h).
Também as costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, passando depois a laranja entre sexta-feira e domingo.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha Portuguesa desaconselham a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.