Luiz Inácio Lula da Silva, de 80 anos, anunciou esta sexta-feira, dia 23, que vai conceder isenção de visto de curta duração a cidadãos chineses que pretendam entrar no país.
A medida surge na sequência de uma decisão tomada pela China, em 2025, quando deixou de exigir visto a cidadãos brasileiros em viagens de negócios, turismo, visitas familiares, intercâmbio e trânsito. Agora, os dois países aprovaram reciprocamente a isenção de visto para estadias até 30 dias.
O anúncio foi feito após uma conversa telefónica entre o presidente brasileiro e o homólogo chinês, Xi Jinping, realizada na noite de quinta-feira, dia 22, durante a qual os dois chefes de Estado abordaram o reforço das relações bilaterais e o atual contexto internacional.
Segundo o Palácio do Planalto, ambos defenderam o fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) enquanto instrumento central para a promoção da paz e da estabilidade globais.
Na mesma ocasião, Lula da Silva sublinhou ainda o papel do Brasil e da China na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio, reafirmando o compromisso de ambos os países com a cooperação internacional.
Conversei por telefone na noite desta quinta (22) com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping. Falamos sobre o adensamento de nossas relações bilaterais desde a visita do presidente Xi ao Brasil em novembro de 2024. Destacamos as sinergias entre nossos projetos…
— Lula (@LulaOficial) January 23, 2026