Depois de serem divulgados testemunhos a dar conta de alegados casos de abusos por parte de professores, ao longo de vários anos, a direção do ACE – Escola de Artes, no Porto, demitiu-se.
O anúncio foi feito através de um comunicado nas páginas oficiais da escola nas redes sociais: “A Direção da ACE – Escola de Artes informa que, na sequência das recentes manifestações e do debate gerado em torno da nossa instituição, decidiu apresentar a sua demissão.”
Recorde-se que um dos dos principais acusados é o ator António Capelo, que deu aulas na ACE até 2022.
Nas publicações divulgadas por antigos estudantes no Instagram, algumas das mensagens atribuídas a Capelo incluem frases como “És gay?”, “[Estou com] falta de sexo” e “Queres vir?”
Vários alunos recordam chantagens feitas por António Capelo. O ator convidava-os a encontrarem-se em público, ou a sós, nomeadamente na sua casa, no Douro, e, quando a resposta era negativa, ameaçava prejudicá-los no decorrer do curso e na carreira profissional.
Contactado pela agência Lusa, António Capelo disse estar a ser vítima de uma “cabala”, com acusações falsas, e garante que vai lutar pela verdade.