A capital da Groenlândia, Nuuk, foi alvo de um apagão na noite deste sábado, dia 24, afetando toda a cidade de forma simultânea.
A concessionária local de energia, Nukissiorfiit, anunciou que a interrupção foi provocada por um acidente e que trabalha para restabelecer o fornecimento através de geradores de emergência.
“Estamos a restabelecer gradualmente o fornecimento de energia a partir da central de emergência, de forma a não sobrecarregar os nossos motores. A energia está a ser reposta de forma progressiva”, afirmou a empresa.
O apagão surge poucos dias depois de as autoridades da Groenlândia atualizarem os protocolos de emergência, numa resposta ao interesse manifestado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na possível aquisição do território dinamarquês.
O documento aconselha a população a preparar-se para sobreviver até cinco dias sem assistência externa, recomendando o armazenamento de alimentos, água potável, bens essenciais, armas de caça e equipamentos que permitam a subsistência em situações de emergência.