Um relâmpago atingiu um grupo de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro durante uma manifestação em Brasília, este domingo, dia 26, deixando dezenas de pessoas feridas, informou o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
O incidente ocorreu por volta das 12:50 locais (15:50 em Lisboa) na Praça do Cruzeiro, onde milhares de manifestantes se concentravam sob forte chuva próxima ao fim da marcha organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira. A iniciativa de sete dias, que começou em Paracatu, em Minas Gerais, tinha como objetivo exigir a amnistia para Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por conspiração para golpe de Estado em setembro de 2025.
De acordo com os bombeiros, 89 pessoas receberam atendimento médico no local, dos quais 47 foram transportadas para hospitais públicos da capital federal para tratamento adicional. Pelo menos nove pessoas permaneceram internadas na noite de domingo, algumas em observação, após serem atingidas pela descarga elétrica ou sofrerem consequências associadas às condições meteorológicas adversas.
Os apoiantes descreveram cenas de pânico após a descarga elétrica: muitos manifestantes caíram com o impacto do relâmpago. As equipas de socorro, que já se encontravam no local devido à chuva intensa, montaram tendas de emergência e prestaram primeiros socorros antes do transporte de vítimas para hospitais.
A manifestação deste domingo seria a etapa final da marcha que começou na segunda-feira, dia 19, liderada por Nikolas Ferreira, que afirma ter caminhado cerca de 240 quilómetros numa estrada federal.
Tá lindo Demais mesmo!!
— 🚩🕊️🦋☄️MORPHEUS☄️🦋🕊️🚩 (@Morpheus1966_) January 25, 2026
72 atingidos por Raios na contagem até agora, outros com sinais claros de hipotermia, 39 levados ao hospital, 7 internados em estado grave.
Bando de irresponsáveis!!! pic.twitter.com/gvIdUs7lW8