A sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, recebe esta quarta-feira o lançamento da primeira edição do Barómetro da Lusofonia. A iniciativa marca o início do ciclo comemorativo dos 30 anos da organização.
O Barómetro da Lusofonia é realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), sob coordenação de António Lavareda. Os principais objetivos são avaliar e ampliar o conhecimento mútuo entre os países de língua portuguesa. A primeira edição conta com uma amostra de 5.400 pessoas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Em entrevista ao 24Horas, António Lavareda explica em que consiste este estudo inédito no espaço da lusofonia. “O Barómetro da Lusofonia é o primeiro que vai trazer a perceção da população de cada um desses países a respeito dos outros países que não o seu. Vai descrever a intensidade, a distribuição, as características das trocas culturais, consumo de cinema, consumo de música, consumo de literatura pelos povos lusófonos dentro desse universo”, ilustra António Lavareda.