O céu sobre a praia de Ipanema, no Rio de Janeiro (Brasil), foi palco de um espetáculo aéreo único, com a apresentação da Patrulla Aspa, esquadrilha de helicópteros da Força Aérea e do Espaço de Espanha. A demonstração pública, que começou às 10:15 (hora local) fez parte das comemorações do centenário dos grandes voos intercontinentais da aviação espanhola.
Composta por cinco helicópteros Airbus H120 Colibri, a Patrulla Aspa é uma das poucas equipas de demonstração no mundo capaz de realizar manobras acrobáticas sincronizadas em formação com mais de duas aeronaves, impressionando pessoas na areia e ao longo do calçadão.
A primeira apresentação oficial no Brasil integra uma digressão pela América do Sul, que inclui ainda exibições programadas em Montevideo, no Uruguai, no dia 1 de fevereiro, e em Buenos Aires, na Argentina, no dia 4.
A esquadrilha – que tem uma longa história de apresentações em vários países e é parte da tradição aeronáutica da Força Aérea espanhola – usou a sua demonstração em Ipanema para homenagear tanto a cidade como as relações culturais e históricas entre Espanha e os países da América Latina.