O filme português ‘Banzo’, realizado por Margarida Cardoso, é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares. A longa-metragem é protagonizada por Carloto Cotta, ator que vai a julgamento, em outubro, por violação e sequestro.
Na obra, que se passa no início do século XX, Carloto Cotta, de 41 anos, interpreta um médico da metrópole, que vai para a ilha para curar um grupo de escravos negros, que estão a morrer devido a uma profunda tristeza.
‘Banzo’ foi escolhido para representar Portugal, nos Prémios da Academia Americana de Cinema, através da votação dos membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC). Entre os possíveis candidatos estavam ‘Hanami’, de Denise Fernandes, ‘Os Papéis do Inglês’, de Sérgio Graciano, ‘Sobreviventes’, de José Barahona, e ‘Sonhar com Leões’, de Paolo Marinou-Blanco.
A dia 21 de dezembro, vai saber-se se ‘Banzo’ faz parte da lista de finalistas à categoria. A 98.ª edição dos Óscares realiza-se em 15 de março de 2026, no Dolby Theatre, em Hollywood.