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  • 'É a Polícia Marítima que deve assumir funções de Guarda Costeira’, Nuno Chaves Ferreira, comandante-geral da Polícia Marítima
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A expectativa era grande para conhecer os novos Peugeot 308. Uma berlina e uma carrinha com quatro opções de motorização – elétrico, híbrido plug-in, híbrido e Diesel – e três níveis de equipamento, Style, Allure e GT.

Concebidos em França e produzidos na fábrica de Mulhouse, os 308 trazem uma nova energia a um modelo que tem conseguidos boas vendas no mercado português e que continuamos a encontrar com facilidade nas estradas nacionais.

Os novos Peugeot 308 e 308 SW estarão disponíveis a partir do outono de 2025

O 308 presta atenção a diferentes detalhes, incluindo a iluminação ambiente (oito cores à escolha), que se estende do painel de instrumentos aos painéis das portas. A versão SW oferece bancos da segunda fila que podem ser divididos em três partes (40/20/40) com comandos de rebatimento acessíveis a partir da bagageira.

No caso do SW Hybrid, nas versões Allure e GT, o piso da bagageira, com duas posições, ajuda a organizar o espaço de carga, com um volume que varia entre 598 litros e 1.487 litros. Além disso, uma porta traseira elétrica facilita o acesso à bagageira quando se tem as mãos ocupadas.

Ainda não conduzimos o novo modelo, de qualquer forma, os responsáveis da marca garantem que o comportamento em estrada foi melhorando. Referem que mantém a agilidade característica que conhecemos mas melhora a posição de condução e a filtração de vibrações proporcionada pelas suspensões.

Os bancos, com certificação AGR — uma associação independente de profissionais médicos e de saúde –, estão disponíveis como opção nas versões Allure e GT. As funções de massagem e aquecimento dos bancos dianteiros também estão disponíveis como extra nestas versões.

Motores e versões para todos os gostos

Para “incentivar” os clientes na transição para a mobilidade elétrica, no caso do novo E-308, o motor elétrico de 115 kW (156 cv), com 270 Nm de binário, permite uma aceleração dinâmica.

Está associado a uma bateria de 58,4 kWh (55,4 kWh utilizáveis), que funciona a 400 Volt. A travagem regenerativa pode ser otimizada utilizando as patilhas atrás do volante em três níveis: a patilha esquerda aumenta a regeneração e a direita diminui-a.

Os três níveis de regeneração são: “Baixo” (-0,8 m/s²) para sensações próximas de um veículo térmico, “Moderado” (-1,3 m/s²) para maior desaceleração ao soltar o pedal do acelerador e “Aumentado” (-1,8 m/s²) para desaceleração máxima ao soltar o pedal do acelerador e, assim, gerar regeneração máxima. Os dois últimos níveis acendem, automaticamente, as luzes de travagem traseiras.

A autonomia anunciada do E-308 é de 450 km (ciclo combinado WLTP)

Um carregador trifásico de bordo é fornecido de série, com uma potência de 11 kW. A tomada de carregamento é compatível com todos os modos de carregamento. Num posto de carregamento público de 100 kW, é possível passar de 20 para 80% de carga em 32 minutos.

O 308 Plug-in Hybrid de 195 cv combina um motor elétrico de 92 kW (125 cv) com um motor térmico turbo de 1,6 litros com quatro cilindros e 150 cv (110 kW), para uma potência combinada de 195 cv (143 kW).

A transmissão automática é de de sete velocidades com dupla embraiagem (e-DCS7). Este motor híbrido plug-in de segunda geração inclui uma bateria de 17,2 kWh, que proporciona uma autonomia adicional de 20 km, o que garante uma autonomia 100% elétrica de 85 km (ciclo combinado WLTP). Pode ser recarregada em apenas 2h05m (carregador de 7,4 kW) ou em 7h25m utilizando uma tomada doméstica padrão (10 A, 2,3 kW).

Para quem pretende uma primeira abordagem à eletrificação, o 308 híbrido de 145 cv é uma opção, combinado com uma transmissão automática eletrificada (e-DCS6) com dupla embraiagem e seis velocidades.

Graças a uma bateria que se carrega, automaticamente, durante a condução, esta tecnologia proporciona um impulso extra de binário para uma aceleração mais dinâmica. No caso das versões Diesel, o motor de 1,5 litros, com quatro cilindros e 130 cv de potência surge associado à transmissão automática EAT8.

O emblema Peugeot, iluminado pela primeira vez, assume o protagonismo na frente renovada

As versões Style e Allure estão equipadas, de série, com sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect, que oferece conectividade sem fios (Apple CarPlay/Android Auto). Também beneficiam do pacote de serviços conectados CONNECT ONE: notificação do estado do veículo enviada para o smartphone do condutor através da aplicação MyPeugeot, e-Coaching através de dicas exibidas no ecrã central do automóvel para otimizar a condução em modo 100% elétrico (a integração é feita via aplicações Routes da Free2Move Charge).

Integrado no sistema de navegação, o Connect Plus, planeia as viagens de forma otimizada para maximizar a autonomia do veículo e facilitar o carregamento. Para calcular o percurso ideal, o sistema considera a distância a percorrer, o nível de carga da bateria à partida, o nível de carga desejado à chegada e os postos de carregamento disponíveis no trajeto, integrando o consumo de energia previsível (com base em critérios como velocidade, trânsito, tipo de estrada e elevação)

Integrados sob o ecrã tátil central, os cinco i-Toggles permitem aos utilizadores dos novos 308 e 308 SW configurar atalhos para as suas definições preferidas para determinadas funções: ar condicionado, contactos telefónicos, estações de rádio e navegação para casa são apenas algumas.

Os faróis beneficiam da nova tecnologia full LED da Peugeot nas versões Style e Allure, e da tecnologia Matrix LED na versão GT

Os novos 308 apresentam uma assinatura luminosa única, com três finas garras de LED posicionadas na zona dos faróis para realçar a expressividade do automóvel. Esta assinatura funciona como iluminação diurna e indicadores de mudança de direção (com indicadores sequenciais na versão GT).

O preço final dos novos 308 e 308 SW ainda não são conhecidos e serão divulgados aqui, no Motor 24 Horas, durante a apresentação oficial do modelo.

VEJA AQUI A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO INTERNACIONAL DOS NOVOS PEUGEOT 308 E 308 SW:

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