O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários alertas amarelos para todo o território continental devido à previsão de chuva intensa, vento forte e queda de neve.
O aviso de vento, com rajadas que podem atingir os 80 km/h, vigora entre a noite de domingo, dia 1, e a madrugada de segunda-feira, dia 2, em vários distritos do litoral e do interior, incluindo Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, estendendo-se a Setúbal, Beja e Faro nas primeiras horas de segunda-feira.
Todos os distritos do continente estarão igualmente sob aviso amarelo por precipitação, por vezes forte, até às 06:00 de segunda-feira, com diferentes horários de início ao longo de domingo e da madrugada seguinte.
A queda de neve motiva também avisos amarelos em distritos do Norte e Centro, como Bragança, Viseu, Vila Real, Porto, Viana do Castelo, Braga, Guarda e Castelo Branco, com períodos previstos até sábado e novamente na segunda-feira.
Estes alertas surgem após a passagem da depressão ‘Kristin’, que atravessou Portugal continental na madrugada de quarta-feira, dia 4, provocando pelo menos cinco mortos, vários feridos e desalojados.
No que respeita ao fornecimento de energia, até às 13:00 deste sábado, cerca de 198 mil clientes da E-Redes permaneciam sem eletricidade, sobretudo no distrito de Leiria. Ainda assim, a empresa indicou que, desde as 06:00, mais de 13 mil consumidores viram o serviço ser, entretanto, restabelecido.