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  • 'É a Polícia Marítima que deve assumir funções de Guarda Costeira’, Nuno Chaves Ferreira, comandante-geral da Polícia Marítima
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No IAA Mobility, reconhecido como o maior evento do setor da mobilidade no mundo, a marca sul-coreana apresentou a sua gama completa de veículos elétricos, numa exposição ao ar livre.

A Kia está de regresso ao salão IAA Mobility, em Munique, numa reafirmação do seu compromisso com a mobilidade sustentável e da sua presença num mercado europeu de veículos elétricos em franca expansão.

No evento, que decorre até 14 de setembro, reconhecido como o maior do setor da mobilidade no mundo, a Kia apresenta a sua gama completa de veículos elétricos numa exposição ao ar livre.

Sob o tema “Windows of Inspiration”, a Kia revela, pela primeira vez ao público europeu, o seu portefólio completo de veículos elétricos. O espaço da marca conta com os EV2 Concept, EV3, EV4, EV5, novo EV6 GT, EV9 GT e PV5, sendo possível aos visitantes experimentarem o EV3, o novo EV6, o novo EV6 GT e o EV9 através de test-drives.

Em conjunto, estes modelos de vários segmentos demonstram a estratégia da Kia de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos, respondendo a diversas necessidades e estilos de vida.

Uma das grandes atrações desta participação é o Kia EV5, que incorpora avanços significativos na mobilidade elétrica no segmento C-SUV, o maior e em mais rápida expansão na Europa.

EV5 até final de 2025

“Com lançamento previsto no mercado europeu até final de 2025, o EV5 totalmente elétrico combina um design SUV robusto com sentido prático e tecnologia

avançada. O modelo oferece uma autonomia estimada que chega aos 530 km, possibilidade de carregamento rápido em 30 minutos, funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) e capacidade de reboque de até 1.200 kg (no mercado europeu)”, afirma a Kia.

Outro dos destaques é o Concept EV2, um crossover compacto do segmento B-SUV que incorpora a visão da Kia de desenvolver veículos elétricos inovadores e que teve as suas primeiras aparições no EV Day da Kia e na Milan Design Week.

“Este protótipo antecipa um modelo de produção com lançamento previsto para o próximo ano. Concebido para incentivar um espírito de aventura e adaptado a estilos de vida urbanos, combina uma estética arrojada com luzes diurnas verticais e a iluminação “Star Map” característica da Kia, refletindo um design orientado para o futuro”, refere o comunicado.

Já o EV3, leva o espírito de inovação do topo de gama EV9 a um público mais vasto, estabelecendo novos padrões no segmento de SUV elétricos compactos. O modelo apresenta um exterior arrojado e progressivo e um habitáculo inovador e prático que maximiza o espaço, a funcionalidade e o conforto.

“Oferece uma autonomia líder no segmento de até 605 km e pode carregar de 10 a 80% em 31 minutos, o que lhe confere uma versatilidade referencial”, acrescenta a Kia.

Eletrificação para todos

Quanto ao EV4 Hatchback, é outro dos modelos que está no IAA em exposição estática, ampliando as opções dos consumidores no segmento C elétrico. A autonomia vai até 625 km (norma WLTP) e a capacidade de carregamento rápido permite passar de 10 a 80% de carga da bateria em 31 minutos.

“Motivo de atração é, também, o novo EV6 GT, o automóvel elétrico mais dinâmico produzido pela marca até hoje. Com 650 cv de potência e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 3,5 segundos, combina desempenho emocionante com facilidade de utilização no dia a dia, sendo o exemplo máximo da capacidade da Kia em conjugar eletrificação com performance de topo”, diz.

No caso do EV9 GT, é o SUV mais potente que a Kia alguma vez produziu, com 508 cv de potência e autonomia máxima de 510 km. “Esta proposta de elevado desempenho conta com uma suspensão controlada eletronicamente (ECS), que proporciona excelente conforto e estabilidade de condução através do controlo ideal da suspensão. Desportivo e exclusivo, o EV9 GT acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos”, frisa.

A participação da Kia completa-se com o PV5, que assinala a entrada da marca no mercado dos veículos comerciais ligeiros (LCV). Destinado a redefinir a mobilidade elétrica flexível, utiliza uma arquitetura de módulos de construção única que permite obter até 16 variantes.

“Esta versatilidade permite ao PV5 adaptar-se, perfeitamente, a aplicações comerciais ou de transporte de passageiros, sublinhando a ambição da Kia em expandir-se para novos ecossistemas de mobilidade. No IAA, o PV5 é apresentado na variante Passenger, com uma versão familiar de cinco lugares”, pode ler-se no mesmo documento.

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