A 77.ª edição dos Emmy Awards ficou marcada por novidades na cerimónia e também por algumas polémicas em torno dos discursos de agradecimento.
Pela primeira vez, os vencedores viram no grande ecrã um valor que subia ou descia conforme a duração dos seus discursos. A ideia surgiu na sequência de uma brincadeira do apresentador Nate Bargatze (46), que lançou um fundo de doações para a instituição ‘Boys and Girls Club’, dedicada a apoiar jovens carenciados.
As regras eram simples: se o discurso ultrapassasse os 45 segundos, eram retirados mil dólares do montante doado; se fosse mais curto, esse mesmo valor era somado ao total.
Apesar do caráter solidário, a noite foi marcada por controvérsias. A atriz Hannah Einbinder (30), vencedora do prémio de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ pela série ‘Hacks’, aproveitou o palco para deixar uma mensagem contra a política de imigração e de apoio a Gaza, que acabou censurada na transmissão da CBS: “Que se f*** o ICE, libertem a Palestina.”
Mais tarde, justificou-se aos jornalistas afirmando ser “obrigação, como judia, distinguir os judeus de Israel”.
Também o presidente da Academia de Televisão, Cris Abrego, aproveitou o momento para criticar o encerramento da Corporation for Public Broadcasting (CPB), como consequência de cortes no financiamento votados pelo Congresso: “É o silenciar de outra instituição cultural. Numa altura em que a divisão domina as manchetes, contar histórias ainda tem o poder de nos unir.”
As séries ‘The Pitt’ e ‘Adolescência’ estão entre os vencedores da noite.