A Seleção Nacional de futebol feminino já conhece os adversários que vai defrontar no Euro’2025, depois de eliminar no play-off a Chéquia, por 3-2, no conjunto das duas mãos. A 14.ª edição do Campeonato da Europa vai realizar-se na Suíça, entre 2 e 27 de julho.
Quais são os adversários de Portugal?
Portugal estava inserido no pote 4 do sorteio e caiu no grupo B. Vai defrontar a Espanha, a Itália e a Bélgica.
Quando é que a Seleção Nacional entra em campo?
O primeiro jogo da equipa das quinas vai realizar-se dia 3 de julho contra a atual campeã mundial, a Espanha, às 20:00 (hora portuguesa), em Berna. A 7 de julho, as portuguesas defrontam a Itália, a contar para a 2.ª jornada, também às 20:00, na cidade de Genebra. A derradeira jornada será jogada contra a Bélgica, às 20:00, em Sion.
Quais são os países que compõem os restantes grupos da prova?
O grupo A é composto pela anfitriã, Suíça, Noruega (vencedor da prova em 1987 e 1993), Islândia e Finlândia. O grupo C conta com Alemanha (maior vencedor de sempre da prova com oito títulos conquistados), Polónia (estreante na competição), Dinamarca e Suécia (vencedor em 1984). O último grupo é composto pela França, Inglaterra (detentor do título, venceu em 2022), País de Gales (também estreante em prova) e os Países Baixos (venceu em 2017).
Qual é o formato do torneio?
O formato do torneio é simples: há quatro grupos compostos por quatro equipas. Para os quartos de final, passam as duas melhores equipas de cada grupo. A fase a eliminar é de jogo único.
Há árbitros portugueses?
Sim. Catarina Campos, de 39 anos de idade, natural de Viseu. Esta árbitra fez história, em março, ao tornar-se a primeira mulher a dirigir um jogo da Primeira Liga, na vitória do Casa Pia frente ao Rio Ave, por 2-1, em Rio Maior.
Texto: Bruno Capela. Foto: UEFA