Há uma nova burla nos aeroportos portugueses: são vários os táxis falsos que cobram centenas de euros a turistas por um serviço que, normalmente, custaria poucas dezenas de euros.
Há relatos de pessoas que pagaram 550 euros por uma viagem do Aeroporto Humberto Delgado até ao Cacém e outras a quem foram cobrados 618 euros para irem até Cascais.
Estes táxis falsos têm cores semelhantes aos verdadeiros, mas não possuem os autocolantes da licença, como é possível ver no vídeo que o 24Horas lhe mostra. Os condutores estão em ‘equipa’ com angariadores que ficam à saída do aeroporto para angariar clientes.
Em declarações à rádio TSF, Carlos Silva, presidente da Federação Portuguesa do Táxi falou deste problema e revelou mais detalhes: “Estamos a assistir a uma avalanche de angariadores. É uma nova contrafação da marca táxi, só que, neste caso, o produto não é mais barato do que o oficial. Temos conhecimento de cobranças de centenas de euros para trajetos para o centro da cidade de Lisboa. Ainda há pouco tempo tivemos um caso de uma pessoa que foi para a zona do exterior e pediram 618 euros.”
Até ao mês de agosto, a PSP, que montou um dispositivo especial de controlo na zona das chegadas, já multou mais de 380 táxis falsos.